Preaload Image
Conte - Banner

Conte comigo

descrição do Programa

O Conte Comigo é um programa de compartilhamento de livros para o desenvolvimento cognitivo e socioemocional de crianças de 1 a 6 anos. O Conte Comigo estimula a linguagem, aumenta o foco e a concentração das crianças e melhora sua relação com pais e cuidadores. Quando aplicado na Educação Infantil, o programa prepara as crianças para o ingresso no Ensino Fundamental e elas evadem menos do que crianças que não participaram do programa. Crianças que participam do Conte Comigo demonstram mais empatia, colaboração em casa, comportamentos pró-sociais e melhor interação com seus cuidadores. A técnica foi desenvolvida pelos psicólogos britânicos Lynne Murray e Peter J. Cooper, da Mikhulu Trust, e é aplicado em diversos países da Europa e África. Foi traduzido e adaptado no Brasil pelo Emoções para a Paz, que detém a autorização de implementação do programa no Brasil, sendo atualmente aplicado em Pelotas e Lajeado, no Rio Grande do Sul. O Conte Comigo consiste no compartilhamento de livros de histórias entre um cuidador adulto e uma criança. Os livros não têm palavras, porque não se trata de um programa de leitura. Os livros do programa têm muitas figuras coloridas e repletas de elementos do cotidiano das crianças para estimular a sua criatividade, sua linguagem e a interação deles com a mãe, o pai, a professora ou outro cuidador, conversando de forma orientada sobre as histórias e situações apresentadas. Os 5 livros do programa abordam temas como Emoções, Perspectivas, Intenções, Números e Conexões entre a história e a realidade das crianças. O Conte Comigo pode ser aplicado em duas versões: a familiar, realizada pela mãe, pai ou outra pessoa que conviva com a criança e que recebe o treinamento sobre como compartilhar o livro com ela. Já a versão escolar é quando a pessoa treinada é uma professora da Educação Infantil e as sessões são coletivamente realizadas em sala de aula. O programa é eficiente na promoção do desenvolvimento da linguagem, da cognição infantil, das habilidades socioemocionais e do fortalecimento de vínculos com os cuidadores. A introdução deste compartilhamento se dá de forma sensível e recíproca, tem profundos efeitos no desenvolvimento intelectual das crianças e na sua alfabetização.

OMS recomenda o programa Conte Comigo
O programa foi recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como promissor para a promoção do desenvolvimento das crianças. O programa foi avaliado por meio de experimento randomizado controlado realizado na África do Sul e concluiu que as crianças que participaram do programa tiveram ganhos significativos no seu desenvolvimento cognitivo; na linguagem, vocalizando um número maior de palavras; de atenção sustentada, mantendo o foco por mais tempo; no desenvolvimento socioemocional, tornando-se mais empáticas, e quanto ao vínculo com seus cuidadores, já que estes se demonstraram mais sensíveis e responsivos à criança depois de praticar o compartilhamento de livros.

O programa é especialmente positivo para crianças em idade pré-escolar, pois ajuda a prepará-las para a escola. Para tanto, é necessário a capacitação e treinamento de professores, pais ou cuidadores que vão aplicar a técnica com a criança.

o programa

Versão Familiar:
8 encontros de formação dos pais e cuidadores em compartilhamento de livros.
1h e 30 minutos de duração, uma vez por semana, ao longo de 8 semanas.
Famílias ganham 5 livros ao longo do programa para compartilhar com as crianças.

Versão escolar:
Professoras, supervisoras e coordenadoras pedagógicas recebem formação de 3 dias para compartilharem os livros com as crianças em sala de aula. Essas profissionais podem receber também a formação para se tornarem facilitadoras do programa para pais de alunos da sua escola.

Materiais do programa

A aplicação do Conte Comigo ocorre com a utilização de 5 livros específicos, criados pelos fundadores do programa. Este material foi traduzido por nossa equipe para ser utilizado no Brasil e é fornecido para a aplicação do Conte Comigo nas famílias e escolas. Veja o material que professores e cuidadores têm à disposição:

professores

Tâmara Biolo Soares

É presidente do Instituto Cidade Segura e coordenadora da plataforma Emoções para a Paz de educação socioemocional. É Educadora Parental certificada pela Positive Discipline Association (EUA) e cursa especialização em Neurociências e Comportamento pela PUCRS. É Mestre em Direito pela Universidade de Harvard (EUA) e Mestre em Políticas Públicas pela UFRGS. Coordenou os programas de prevenção da violência nos Pactos Pela Paz de Pelotas, Lajeado e Niterói. Foi advogada da Corte Interamericana de Direitos Humanos, Diretora de Direitos Humanos da Secretaria da Justiça e Direitos Humanos do Rio Grande do Sul e Secretária Adjunta de Segurança Pública e Cidadania de Canoas.

Maria Gabriela Andriotti

É Cientista Social, Jornalista e mestra em Sociologia (PPGS-UFRGS). Trabalhou em pesquisas na área de Violência e Segurança Pública, nos Observatórios de Segurança Pública de Canoas e de Segurança Cidadã do Rio Grande do Sul. É consultora do Instituto Cidade Segura, tendo participado da construção do Pacto Pelotas Pela Paz e Lajeado pela Paz. Coordena o Programa Conte Comigo pelo Instituto Cidade Segura.

PROGRAMAS

AME

0 a 3 anos

O AME é uma metodologia composta por
nove sessões, voltado para mães, pais ou cuidadores de crianças na primeira infância,
com o objetivo de desenvolver o perfil parental e
fortalecer o vínculo com a criança,
sendo aplicado em Unidades Básicas de Saúde,
Rede de Assistência Social ou organizações comunitárias.

AME
O AME é uma metodologia composta por nove sessões, voltado para mães, pais ou cuidadores de crianças na primeira infância, com o objetivo de desenvolver o perfil parental e fortalecer o vínculo com a criança, sendo aplicado em Unidades Básicas de Saúde, Rede de Assistência Social ou organizações comunitárias.
.

AME

0 a 3 anos

O AME é uma metodologia composta por
nove sessões, voltado para mães, pais ou cuidadores de crianças na primeira infância,
com o objetivo de desenvolver o perfil parental e
fortalecer o vínculo com a criança,
sendo aplicado em Unidades Básicas de Saúde,
Rede de Assistência Social ou organizações comunitárias.

CONTE COMIGO

3 a 6 anos

O Conte Comigo é um programa de
desenvolvimento cognitivo e socioemocional
voltado para professoras de Escolas
de Educação Infantil ou, então,
para mães de crianças nessa idade,
por meio de técnicas de
compartilhamento de livros.

CONTE COMIGO
O Conte Comigo é um programa de desenvolvimento cognitivo e socioemocional voltado para professoras de Escolas de Educação Infantil ou, então, para mães de crianças nessa idade, por meio de técnicas de compartilhamento de livros.
.

CONTE COMIGO

3 a 6 anos

O Conte Comigo é um programa de
desenvolvimento cognitivo e socioemocional
voltado para professoras de Escolas
de Educação Infantil ou, então,
para mães de crianças nessa idade,
por meio de técnicas de
compartilhamento de livros.

SEJA

1º ao 9º ano do Ensino Fundamental

O SEJA é um Programa Socioemocional
que utiliza técnicas de mindfulness
(atenção plena), diálogo colaborativo
e Justiça Restaurativa e Empreendedorismo,
aplicado do 1º ao 9° ano do Ensino Infantil.

SEJA
O SEJA é um Programa Socioemocional que utiliza técnicas de mindfulness (atenção plena), diálogo colaborativo e Justiça Restaurativa e Empreendedorismo, aplicado do 1º ao 9° ano do Ensino Infantil.
.

SEJA

1º ao 9º ano do Ensino Fundamental

O SEJA é um Programa Socioemocional
que utiliza técnicas de mindfulness
(atenção plena), diálogo colaborativo
e Justiça Restaurativa e Empreendedorismo,
aplicado do 1º ao 9° ano do Ensino Infantil.

SAGAZ

Em breve!

O SAGAZ é um programa de prevenção
secundária/terciária, que utiliza técnicas
cognitivo comportamentais, voltado
para adolescentes e jovens com problemas
de comportamento em escolas ou em
cumprimento de medidas socioeducativas
em meio aberto.

SAGAZ
O SAGAZ é um programa de prevenção secundária/terciária, que utiliza técnicas cognitivo comportamentais, voltado para adolescentes e jovens com problemas de comportamento em escolas ou em cumprimento de medidas socioeducativas em meio aberto.
.

SAGAZ

Em breve!

O SAGAZ é um programa de prevenção
secundária/terciária, que utiliza técnicas
cognitivo comportamentais, voltado
para adolescentes e jovens com problemas
de comportamento em escolas ou em
cumprimento de medidas socioeducativas
em meio aberto.