Preaload Image
SEJA - banner

SEJA

descrição do Programa

O SEJA é um Programa de prevenção universal à violência, voltado para o 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental, desenvolvido com base nas melhores evidências científicas disponíveis sobre educação socioemocional. Tem como objetivo desenvolver habilidades socioemocionais de autoconhecimento, autogerenciamento emocional, tomada de decisões responsáveis, habilidades sociais e habilidades de relacionamento. A evidência científica comprova que o desenvolvimento de habilidades socioemocionais promove o bem estar e a autoestima das crianças e adolescentes, seu sentimento de pertencimento à escola, a melhora do desempenho acadêmico, reduz a ansiedade e previne diferentes comportamentos de risco como violência, uso de drogas e gravidez precoce, trazendo benefícios imediatos e no longo prazo para a vida dos jovens. O SEJA nasce da necessidade de uma metodologia 100% brasileira de educação socioemocional para a prevenção da violência, inspirada nas melhores experiências internacionais. No seu desenvolvimento, o programa agregou aspectos culturais locais para que possa ser implementado pelos municípios a longo prazo, de forma financeiramente sustentável e em grande escala, como uma política pública permanente e universal, sendo portanto de baixo custo. O SEJA foi elaborado para ser adaptado para cada cidade, de acordo com seus problemas, as técnicas já adotadas pelo município e incorporando inclusive a identidade cultural local. O programa é finalizado e os materiais são repassados para que o município possa adotá-lo como o seu programa socioemocional permanente, sem ter que pagar novas licenças de utilização.
O SEJA segue as diretrizes estabelecidas pela CASEL (Collaborative for Academic Social and Emotional Learning), organização com sede nos EUA que certifica e dissemina as evidências e melhores práticas em educação socioemocional no mundo. Em sua elaboração, o SEJA incorporou a experiência acumulada ao longo de 10 anos pelos profissionais que desenvolveram o Programa Sente, vinculado ao Instituto da Família de Porto Alegre.

EIXOS TEÓRICOS

Materiais do programa

Alunos e professores recebem kits exclusivos, desenvolvidos especialmente para a aplicação das aulas contidas na metodologia.

EVIDÊNCIAS

desenvolvedores

Alberto Liebling Winogron Kopittke

É Diretor Executivo do Instituto Cidade Segura. Doutor em Políticas Públicas pela UFRGS, Mestre em Ciências Criminais pela PUC-RS, Consultor em Segurança Pública do Banco Interamericano do Desenvolvimento (BID), com grande experiência na formulação e implementação de Planos de Segurança Pública em diversas cidades do país. Foi Secretário Municipal de Segurança Pública de Canoas/RS (2009-2010 e 2016), experiência que se tornou uma referência nacional e internacional. Foi Assessor Especial do Ministério da Educação (2004-2005) e do Ministério da Justiça, Coor-denador da Primeira Conferência Nacional de Segurança Pública (2007-2008) e Diretor da Secretaria Nacional de Segurança Pública (2011).

Breno Irigoyen de Freitas

Psicólogo clínico e Mestre em Psicologia Clínica (PUCRS). Especialista em Terapias Cognitivas e Comportamentais na Infância e na Adolescência (INTCC). Instrutor no Modelo de Prevenção de Recaída baseada em Mindfulness (MBRP Brasil), no modelo Neurocognitivo com ênfase na prática de Mindfulness em Movimento (Iniciativa Mindfulness) e no Programa de Qualidade de Vida baseada em Mindfulness. Professor no Centro de Promoção de Mindfulness e professor de Terapia Cognitivo-Comportamental. Supervisor do Progra-ma SENTE Educação Socioemocional e Mindfulness em escolas públicas.

José Ovidio Copstein Waldemar

Médico formado pela UFRGS, psiquiatra com formação em atendimento de Adultos, Adolescentes, Famílias e Casais, pela Universidade do Estado de Nova Iorque. Master em Terapia Familiar pela Academia de Psicoterapia Familiar de Roma.Ex-Presidente da Associação Brasileira de Terapia Familiar. Professor de Psicoterapia e Mindfulness e Coordenador do Instituto da Família de Porto Alegre. Fundador e Professor do Programa SENTE Socioemocional do INFAPA. Prof. Colaborador do Centro de Estudos Luís Guedes do Departamento de Psiquiatria da UFRGS na Disciplina de Terapia Familiar.

Klaus Iglesias Hensel

Psicólogo formado pela Universidade Santo Tomás (Bogotá, Colômbia). Mestre em Intervenção Psicossocial pela Universitat Barcelona (Barcelona, Espanha). Formado em Educação Social e Emocional pelo Instituto da Família INFAPA (Porto Alegre, RS, Brasil). Treinado nos currículos de Mindfulness na educação para crianças e adolescentes de Mindful Schools. Facilitador e supervisor de grupos de intervenção no programa SENTE de Mindfulness e Educação Socioemocional.

Lisiane  Milhoranza Rech

Psicóloga clínica formada pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Especialista em Terapia Individual, Familiar e de Casal pelo Instituto da Família de Porto Alegre (INFAPA). Especializada em Terapia Cognitivo Comportamental Infância e Adolescência pelo INTCC. Supervisora e Colaboradora do Programa Sente de Mindfulness e Educação Socioemocional. Formação no modelo neurocognitivo Body in Mind Trainning- BMT (King’s College London, UK), com ênfase na prática de mindfulness em movimento, treinada no currículo do Mindful Schools.

Tâmara Biolo Soares

Educadora Parental certificada pela Positive Discipline Association, Vice presidente do Instituto Cidade Segura e coordenadora da plataforma Emoções para a Paz, é Mestre em Direitos Humanos pela Universidade de Harvard (EUA), Mestre em Políticas Públicas pela UFRGS e está realizando especialização em Neurociência e Comportamento pela PUCRS.

PROGRAMAS

AME

0 a 3 anos

O AME é uma metodologia composta por
nove sessões, voltado para mães, pais ou cuidadores de crianças na primeira infância,
com o objetivo de desenvolver o perfil parental e
fortalecer o vínculo com a criança,
sendo aplicado em Unidades Básicas de Saúde,
Rede de Assistência Social ou organizações comunitárias.

AME
O AME é uma metodologia composta por nove sessões, voltado para mães, pais ou cuidadores de crianças na primeira infância, com o objetivo de desenvolver o perfil parental e fortalecer o vínculo com a criança, sendo aplicado em Unidades Básicas de Saúde, Rede de Assistência Social ou organizações comunitárias.
.

AME

0 a 3 anos

O AME é uma metodologia composta por
nove sessões, voltado para mães, pais ou cuidadores de crianças na primeira infância,
com o objetivo de desenvolver o perfil parental e
fortalecer o vínculo com a criança,
sendo aplicado em Unidades Básicas de Saúde,
Rede de Assistência Social ou organizações comunitárias.

CONTE COMIGO

3 a 6 anos

O Conte Comigo é um programa de
desenvolvimento cognitivo e socioemocional
voltado para professoras de Escolas
de Educação Infantil ou, então,
para mães de crianças nessa idade,
por meio de técnicas de
compartilhamento de livros.

CONTE COMIGO
O Conte Comigo é um programa de desenvolvimento cognitivo e socioemocional voltado para professoras de Escolas de Educação Infantil ou, então, para mães de crianças nessa idade, por meio de técnicas de compartilhamento de livros.
.

CONTE COMIGO

3 a 6 anos

O Conte Comigo é um programa de
desenvolvimento cognitivo e socioemocional
voltado para professoras de Escolas
de Educação Infantil ou, então,
para mães de crianças nessa idade,
por meio de técnicas de
compartilhamento de livros.

SEJA

1º ao 9º ano do Ensino Fundamental

O SEJA é um Programa Socioemocional
que utiliza técnicas de mindfulness
(atenção plena), diálogo colaborativo
e Justiça Restaurativa e Empreendedorismo,
aplicado do 1º ao 9° ano do Ensino Infantil.

SEJA
O SEJA é um Programa Socioemocional que utiliza técnicas de mindfulness (atenção plena), diálogo colaborativo e Justiça Restaurativa e Empreendedorismo, aplicado do 1º ao 9° ano do Ensino Infantil.
.

SEJA

1º ao 9º ano do Ensino Fundamental

O SEJA é um Programa Socioemocional
que utiliza técnicas de mindfulness
(atenção plena), diálogo colaborativo
e Justiça Restaurativa e Empreendedorismo,
aplicado do 1º ao 9° ano do Ensino Infantil.

SAGAZ

Em breve!

O SAGAZ é um programa de prevenção
secundária/terciária, que utiliza técnicas
cognitivo comportamentais, voltado
para adolescentes e jovens com problemas
de comportamento em escolas ou em
cumprimento de medidas socioeducativas
em meio aberto.

SAGAZ
O SAGAZ é um programa de prevenção secundária/terciária, que utiliza técnicas cognitivo comportamentais, voltado para adolescentes e jovens com problemas de comportamento em escolas ou em cumprimento de medidas socioeducativas em meio aberto.
.

SAGAZ

Em breve!

O SAGAZ é um programa de prevenção
secundária/terciária, que utiliza técnicas
cognitivo comportamentais, voltado
para adolescentes e jovens com problemas
de comportamento em escolas ou em
cumprimento de medidas socioeducativas
em meio aberto.