Preaload Image

Jornada pedagógica dá início aos programas SEJA e Conte Comigo em Santa Cruz do Sul

A prefeitura de Santa Cruz do Sul em parceria com o Instituto Cidade Segura promovem no próximo dia 16 de fevereiro uma jornada pedagógica online com os professores da rede municipal e estadual de ensino. O objetivo é sensibilizar os professores para o início da formação para posterior aplicação entre os estudantes dos programas SEJA e Conte Comigo. Os programas de educação socioemocional fazem parte do eixo de prevenção do Pacto Santa Cruz pela Paz.

A presidente do Instituto Cidade Segura, Tâmara Biolo Soares, comenta que este é um momento crucial para o bom desempenho dos programas. “Precisamos engajar os professores pois eles serão nosso elo com estudantes para repassar as práticas e atividades e assim atingir os objetivos ligados a prevenção da violência desde cedo”.

Confira abaixo a programação completa e o currículo dos palestrantes.

8:30h – Abertura oficial com a prefeita Helena Hernany, Secretário João Wenzel e autoridades

9:30h – Palestra de abertura: Sentindo e deixando sentir: a importância de aprender sobre e as emoções e autocompaixão na escola. Carolina Lisboa, (palestrante convidada do Instituto Cidade Segura).

10:30h – O Pacto Santa Cruz do Sul pela Paz. Evidências científicas sobre prevenção da violência e educação socioemocional. Como funcionam os programas SEJA e Conte Comigo na prática. Palestrantes: Tâmara Biolo Soares e Alberto Kopittke (Instituto Cidade Segura).

12h – Intervalo para o almoço

13h30 – Os 4 pilares do programa SEJA no Ensino Fundamental: as 5 habilidades da Educação Socioemocional, a Atenção Plena (Mindfulness), o Diálogo Colaborativo e o Empreendedorismo na escola. Palestrantes: Breno Irigoyen de Freitas, Klaus Hensel, Lisiane Rech, Ovídio Copstein Waldemar (Instituto Cidade Segura).

15:30h – O programa Conte Comigo de educação socioemocional, estímulo cognitivo e fortalecimento de vínculos na Educação Infantil. Palestrantes: Helena Guido, Maria Gabriela Andriotti e Tâmara Biolo Soares (Instituto Cidade Segura).

17h – Encerramento.

Carolina Lisboa – Doutora em Psicologia –UFRGS com estágio na Universidade do Minho (Portugal). Terapeuta Cognitiva Certificada pela Federação Brasileira de Terapias Cognitivas (FBTC). Pesquisadora 1D-CNPq. Editora associada Revista Psykhe (Chile). Professora do Programa de Pós-graduação em Psicologia da Escola de Ciências da Saúde e da Vida da PUCRS. Coordenadora do Grupo de Pesquisa Relações Interpessoais e Violência – Contextos Clínicos, Sociais, Educativos e Virtuais. Organizadora dos Livros: Violência Escolar (Editorial Universitária- Chile), Mitos e Fatos sobre Bullying (Ed. Sinopsys) e Psicologia Clínica-Práticas Contemporâneas (Ed. Vetor).

Tâmara Biolo Soares – Presidente do Instituto Cidade Segura, Educadora Parental certificada pela Positive Discipline Association e coordenadora da plataforma Emoções para a Paz, é Mestre em Direitos Humanos pela Universidade de Harvard (EUA) e Mestre em Políticas Públicas pela UFRGS.

Alberto Kopittke – Diretor Executivo do Instituto Cidade Segura, Doutor em Políticas Públicas pela UFRGS, Mestre em Ciências Criminais pela PUC-RS, Consultor em Segurança Pública do Banco Interamericano do Desenvolvimento (BID), com grande experiência na formulação e implementação de Planos de Segurança Pública em diversas cidades do país.

José Ovídio Copstein Waldemar – Médico Psiquiatra formado pela UFRGS, especializado em Infância e Adolescência e Terapia Familiar. Coordenador há do projeto de ensino de Mindfulness e Inteligência Emocional no Programa “Viver Melhor na Escola” na UBS Santa Cecília, do Hospital das Clínicas de Porto Alegre, e do Departamento de Psiquiatria Infantil da UFRGS.

Breno Irigoyen de Freitas – Psicólogo e Mestre em Psicologia Clínica (PUCRS). Especialista em Terapias Cognitivas e Comportamentais na Infância e na Adolescência (INTCC). Instrutor e especialista em Mindfulness e desenvolvedor do programa SEJA.

Klaus Iglesias Hensel – Psicólogo pela Universidade Santo Tomás (Bogotá, Colômbia). Mestre em Intervenção Psicossocial pela Universitat Barcelona. Formado em Educação Social e Emocional pelo Instituto da Família INFAPA (Porto Alegre). Treinado nos currículos de Mindfulness na educação para crianças e adolescentes de Mindful Schools e desenvolvedor do programa SEJA.

Lisiane Rech – Psicóloga pela PUC-RS, Especialista em Terapia Individual, Familiar e de Casal pelo Instituto da Família de Porto Alegre (INFAPA). Especializada em Terapia Cognitivo Comportamental Infância e Adolescência pelo INTCC. Formação no modelo neurocognitivo pelo King’s College London, UK), com ênfase na prática de mindfulness em movimento, treinada no currículo do Mindful Schools.

Helena Guido – Vice-presidente do Instituto Cidade Segura, Psicóloga clínica, Especialista em Neuropsicologia, Especialista em Alfabetização e Letramento e Especializanda em Terapias cognitivo-comportamentais. Consultora para escolas e formadora do Programa Conte Comigo e do Programa AME.

Maria Gabriela Andriotti – Cientista Social e mestra em Sociologia pela UFRGS, e Jornalista pela PUCRS. Atuou como pesquisadora na área de Violência e Segurança Pública e no Observatório de Segurança Cidadã do Rio Grande do Sul (UFRGS/Unesco/RS na Paz) e como socióloga no Observatório de Segurança Pública de Canoas.