Preaload Image

FAQ

Tire suas dúvidas aqui:

Como adaptar o objeto da palavra do aluno conforme os protocolos de prevenção à Covid-19?

O objeto da palavra deverá ser individual. Ou seja, cada estudante escolherá um objeto seu (pode ser um lápis, caneta, o estojo, uma folha de caderno enrolada, ou outro objeto) para ser seu objeto da palavra. Durante a atividade em aula, cada aluno vai decorar o seu objeto da palavra e vai mostrar o seu objeto quando for falar. A professora poderá construir um objeto da turma, em que serão depositadas as qualidades de todos, mas esse objeto não vai circular entre os estudantes e será usado apenas pela professora.

Como funciona a aplicação do SEJA com alunos em ensino remoto?

Os alunos em ensino remoto devem retirar o caderno do aluno na escola e receberão áudios com as aulas. Estes áudios foram elaborados pela equipe do Programa SEJA e são disponibilizados para as professoras via WhatsApp.

Os alunos podem tocar o sino?

É comum que os alunos fiquem curiosos e queiram tocar o sino. Caso isso aconteça, a professora pode, a cada dia, indicar um aluno “ajudante” que irá tocar o sino no início ou fim da prática.

Os encontros de supervisão ficam gravados?

Sim, os encontros de supervisão ficam gravados e disponíveis para os professores aplicadores. Os vídeos não são acessíveis ao público em geral, ficam restritos apenas aos que recebem o link para nosso canal no Youtube.

Quais são os objetivos dos encontros de supervisão?

Os encontros de supervisão têm como objetivo dar apoio e suporte aos professores para possíveis desafios e dificuldades durante a aplicação do Programa; abrir espaço para compartilhamento de experiências entre as professoras aplicadoras; receber orientações sobre conteúdo e engajamento durante as aulas; ser um espaço de formação continuada; garantir a fidelidade da aplicação à estrutura original do Programa. Para que este espaço seja aproveitado ao máximo, é recomendado que as professoras leiam as aulas e assistam aos vídeos da plataforma, antes do encontro.

Qual é a diferença entre os áudios recebidos no Whatsapp e os vídeos da plataforma Emoções para a Paz?

Os áudios são enviados semanalmente via Whatsapp para ser repassado aos alunos que optaram pelo ensino remoto. Para que eles possam realizar os desafios da semana propostos no caderno do aluno. E os vídeos da plataforma emoções para a paz são para os professores assistirem após terem realizado a leitura da aula a ser executada, para recordarem os detalhes importantes para a execução da aula.

Quando devo fixar os cartazes da turma na sala e quando entregar o cartaz do aluno?

No caderno do professor, nas notas das aulas indicadas para fixar cada cartaz, está a orientação para fazê-lo. Quanto ao cartaz do aluno, pode ser entregue junto com o seu caderno, na primeira aula.

Quem dá aula para mais de uma série, se matricula em diferentes cursos na plataforma?

Sim, após realizar a primeira matrícula e ter o cadastro aprovado para acesso aos conteúdos você poderá realizar quantas matrículas desejar nas demais séries do SEJA.