Preaload Image

Primeiro treinamento online do Conte Comigo forma 53 facilitadoras para aplicar o programa em Lajeado

A primeira formação online do programa Conte Comigo de compartilhamento de livros aconteceu de 22 de junho a 7 de julho. O treinamento é uma ação do Pacto Lajeado pela Paz, promovido pela Prefeitura de Lajeado em parceria com o Instituto Cidade Segura, que desenvolve o Conte Comigo no Brasil. Em razão das medidas de isolamento social provocadas pela pandemia do novo coronavírus, o treinamento foi realizado em formato online pela plataforma Google Meet. 53 profissionais das equipes diretivas das escolas de Educação Infantil foram formadas para se tornarem facilitadoras. Participaram da formação as instrutoras Helena Guido, Maria Gabriela Andriotti e a coordenadora do programa, Tâmara Biolo Soares.

As professoras receberam um Manual do Facilitador, os 5 livros de histórias sem palavras que compõem o programa e os 7 cartões de casa que são entregues aos cuidadores que participam do programa. Na primeira semana, a formação trabalhou as técnicas de compartilhamento de livros. Na segunda semana, o tema foi como facilitar grupos com as mães, pais e cuidadores. E a terceira semana foi dedicada às práticas. 

As professoras trabalharão com pais de alunos da Educação Infantil as técnicas de compartilhamento de livros histórias e fortalecimento de vínculos familiares. Elas farão isso com o auxílio de cinco livros que contam histórias sem usar palavras. 

Coordenadora e instrutora do programa, Tâmara explica que “o Conte Comigo é um programa baseado em evidências que traz inúmeros benefícios às crianças pequenas, como desenvolver a linguagem, aumentar a concentração e aprender a falar sobre emoções. Além disso, ajuda a preparar as crianças para a entrada no ensino Fundamental”. 

A instrutora do programa Maria Gabriela complementa: “O Conte Comigo ajuda a fortalecer os vínculos entre pais e filhos que participam do programa”.

Saiba mais sobre o programa Conte Comigo:

O programa Conte Comigo de compartilhamento de livros é um programa de prevenção à violência baseado em evidências. Criado pelos psicólogos britânicos Lynne Murray e Peter Cooper, é aplicado no Brasil pelo Instituto Cidade Segura e plataforma Emoções para a Paz. 

O programa é voltado a crianças de 0 a 6 anos e visa ao desenvolvimento da linguagem, da cognição infantil, das habilidades socioemocionais, fomenta o comportamento pró-social, prepara a criança para ingresso na escola e fortalece o vínculo afetivo entre crianças e seus cuidadores. Acontece ao longo de 8 semanas com um encontro semanal de 1 hora e meia de duração. Trabalha temas como Construindo e Enriquecendo a Linguagem, Falando sobre Emoções e a importância das Relações dentro da Família. Pode ser aplicado por professores da Educação Infantil em sala de aula e por mães, pais ou cuidadores em casa com a criança.